Gustav Theodor Fechner

Nasceu em 19 de abril de 1801, em Gross-Särchen, Baixa Lusatia. Ele se formou em ciências biológicas em 1822 na Universidade de Leipzig e lecionou até a sua morte, em 18 novembro de 1887. Tendo desenvolvido um interesse em matemática e física, ele foi nomeado professor de Física em 1834.


Em meados de 1839 Fechner sofre um acidente durante um de seus experimentos. Sua resposta foi se isolar do mundo por 3 anos. Durante este período houve um aumento em seu interesse pela filosofia. Fechner acreditava que tudo é dotado de uma alma, nada é sem uma base material, a mente e a matéria são a mesma essência, mas visto de lados diferentes. Além disso, ele acreditava que, por meio de experimentos psicofísicos em psicologia, as afirmações acima foram demonstradas e comprovadas. Ele é autor de muitos livros e monografias sobre temas tão diversos como a medicina, estética e psicologia experimental, apondo o pseudónimo Dr. Mises para alguns deles.


A obra mais significativa de Fechner Elemente der Psychophysik - Elementos da Psicologia (1860). Neste livro, estudou a relação entre as sensações (psíquicas) e os estímulos (físicos) que as originam e formulou a lei que estabelece essa relação, batizada com seu nome.  Após este trabalho  Fechner ganha a fama de psicólogo, porque nele ele concebeu, desenvolveu e criou novos métodos de medição mental e, portanto, o início da psicologia experimental quantitativa. Os três métodos de medição foram o método de diferenças, apenas perceptível, o método dos estímulos constantes, e o método de erro médio. Segundo as autoridades, o método dos estímulos constantes, chamado também o método de casos de certo e errado, se tornou o mais importante dos três métodos. 


Embora depois se tenha verificado que a lei de Fechner tem valor relativo, a metodologia de Fechner e seu enfoque do tema fizeram de Elemente der Psychophysik um marco no progresso da moderna psicologia experimental. Fechner morreu em Leipzig, em 18 de novembro de 1887.



Fontes
http://www.1911encyclopedia.org/Gustav_Theodor_Fechner
http://www.biomania.com.br
Category: