Ernst Heinrich Weber

(24 de Junho , 1795 - 26 de Janeiro, 1878) - Médico alemão considerado um dos fundadores da psicologia experimentalWeber estudou medicina na Universidade de Wittenberg. Em 1818 foi nomeado professor adjunto de anatomia comparada na Universidade de Leipzig.

Por volta de 1860 Weber trabalhou com Gustav Fechner aplicando os princípios da Psicofísica, período o qual ele formulou a Lei de Weber, que mais tarde foi complementada por Fechner. Weber estava realizando estudos pioneiros capazes de efetivamente quantificar um fenômeno psicológico. Estes primeiros experimentos visavam mapear a sensibilidade táctil em vários locais da pele através de uma técnica chamada de limiar de dois pontos. Esta técnica utilizava um compasso com duas agulhas. Variando-se a distância entre agulhas, pedia-se à pessoa que julgasse se havia uma ou duas agulhas presentes em uma determinada área da pele. Estes estudos revelaram que diferentes áreas da pele apresentam diferentes sensibilidades táteis. Ou seja, o mesmo estímulo físico produzia diferentes sensações de acordo com o local da pele onde era apresentado. 

Porém o principal experimento que resultou na descoberta da primeira relação matemática entre um fenômeno psicológico (a consciência ou sensação de um estímulo) e um evento físico (a intensidade física de um estímulo) acorreu através de estudos de julgamento de pesos. Nestes experimentos, Weber colocava um determinado peso na mão de uma pessoa, em seguida ele ia gradualmente aumentando esse peso até que a pessoa notasse que o peso havia aumentado. Weber denominou esta mudança na consciência do estímulo (sensação) de DAP - DIFERENÇA APENAS PERCEPTÍVEL. Em inglês o termo utilizado é JND de JUST NOTICEBLE DIFFERENCE

A grande descoberta foi a de que existia uma relação de proporcionalidade entre o valor de um estímulo (I) e o valor da variação que este estímulo deveria sofrer para que pudesse produzir uma nova DAP (delta I ou dI). Por exemplo, uma pessoa não era capaz de diferenciar um peso de 30 gramas em relação a outros com 31 ou 32 gramas. Somente quando o peso atingia 33 gramas é que a pessoa achava que o peso de 30 gramas havia sofrido uma mudança (ou seja, havia ocorrido um aumento de uma DAP em relação ao estímulo original). Essa diferença entre 30 e 33 gramas (dI) é proporcional à intensidade original do estímulo (I). Nesse caso temos I=30 e dI=3. Se realmente I e dI são proporcionais, então se dobramos o valor de I para 60 gramas, o valor de dI também deverá também dobrar, passando assim para 6 gramas. Isto é exatamente o que acontece. Se uma pessoa segurar um peso de 60 gramas, ela somente deverá notar que o peso aumentou quando ele atingir a marca de 66 gramas. Da mesma forma, se o valor do peso diminuir, a pessoa só deverá notar que o peso reduziu quando o seu valor atingir 54 gramas. Seguindo a mesma regra, se o peso (I) for de 90 gramas, o valor de dI deverá ser igual a 9 e assim por diante. Como estes dois valores são sempre proporcionais, a divisão destes dois números sempre resulta em um mesmo valor. Esta é a chamada constante de Weber que se expressa da seguinte forma: “K = dI / I”. Esta descoberta foi fundamental para formulação da Lei de Fechner.

Em 1866, Weber se aposentou como professor de fisiologia e também como professor de anatomia em 1871. Em torno desta vez que ele e seu irmão, Eduard Friedrich Weber, descobriram o poder inibitório do nervo vago.

Obras
* "Anatomia comparata nervi sympathici" (1817) 
* "De aure et al animalium auditu hominis" (1820) 

* "Tractatus de iridis motu" (1821) 

* Wellenlehre "(1825)

Conjunto de obras com os seus irmãos Wilhelm Eduard Weber e Friedrich Eduard Weber: 

* "Zusätze zur Lehre vom Bau und von der Verrichtung Geschlechtsorgane der" (1846) 

* "Gemeingefühl Tastsinn Lehre vom und Die" (185l) 

* "Annotationes anatomicae et physiologicae" (1851)

Fontes:

Category: